Segmentos da Indústria que utilizam o Bronze

Sendo um dos primeiros materiais descobertos e usados pelo homem, o bronze foi utilizado desde os primórdios no desenvolvimento de armas, ferramentas e outros utensílios para a sociedade, há de cerca de 3 mil anos. 

A liga metálica, formada, na maioria das vezes, por cobre e estanho(podendo haver variações formadas por alumínio, zinco, níquel, chumbo, fósforo, entre outros) tem como uma das principais características seu forte poder de resistência. 

Em poucos casos apresenta corrosão e pode ser facilmente polido, tornando o metal interessante para alguns segmentos industriais que podem aproveitar-se de suas características para alcançarem seus objetivos. A seguir, conheceremos algumas utilidades do bronze no dia a dia industrial:

Algumas utilizações do bronze

Obras de arte e decoração

O metal pode ser usado no desenvolvimento de obras de arte, objetos de decoração  e estátuas, sendo que, neste último caso, necessita de mais chumbo e zinco em sua composição para alcançar as propriedades desejadas. É importante lembrar que, quando polido, o bronze apresenta uma coloração e aspecto parecidos com ouro, o que o torna um bom material para ser utilizado neste segmento da indústria. 

Joias

A liga metálica é amplamente usada na produção de peças, tanto femininas quanto masculinas. Artigos como anéis, colares, brincos, alianças, pulseiras, relógios, braceletes, entre outros, são produzidos diariamente, e tornam-se atraentes esteticamente para milhares de indivíduos. 

Uso industrial

Devido a suas propriedades, como a baixa fricção em contato com outros metais, e sua versatilidade, o bronze pode ser usado em peças industriais, e na produção de itens como:

  • embreagens
  • máquinas industriais e seus componentes 
  • parafusos
  • equipamentos usados em usinas
  • revestimento de motores
  • engrenagens em geral
  • materiais hidráulicos 
  • ferramentas (como espátula, chave combinada, marreta, etc)
  • peças para automóveis
  • hélices

Após ser aplicado em componentes industriais, o bronze recebe uma camada de laca em seu revestimento, por questões de proteção. 

Sinos de Igreja

Para os católicos, um dos usos mais importantes seria este. Em igrejas antigas, era comum a utilização de um dos tipos de bronze para constituir os gigantes sinos presentes no topo das construções religiosas. 

Moedas

Além da presença na economia através de sua circulação no mercado, o bronze está presente diretamente no mercado, através das moedas! Esses “discos”, presentes na rotina de muitos brasileiros, levam em sua composição alguns tipos de metais. As moedas de 10 e 25 centavos, especificamente, possuem coloração dourada, pois recebem um revestimento feito com bronze. 

Tubos, conexões e outros tipos de material

O uso, neste caso, deve-se às propriedades de grande vida útil e resistência do metal, fazendo seu uso em tubos industriais, tarugos e buchas de bronze, e outros materiais, ser justificado. 

Instrumentos Musicais

O uso na música já era difundido muitos anos atrás. Instrumentos e seus componentes recebiam o metal em sua composição devido ao tipo de vibração que ele produzia, também.  Instrumentos como trompete e trombeta, e componentes como pratos (para bateria) e cordas (para guitarra elétrica) são exemplos de itens produzidos a partir dele. 

Aparelhos de comunicação

Aparelhos eletrônicos como o celular, computadores e tablets possuem, em seu sistema, componentes que são formados por metais, sendo o bronze um deles. A maioria está presente em placas de circuito dos aparelhos, porém, em pequena quantidade e dificilmente extraídos destes materiais. 

Medalha Olímpica

A versatilidade dos metais é enorme, e, além de poder ser usado em diversas produções, ele também pode ser reciclado. Uma vez que as peças “velhas” são fundidas novamente, novos produtos podem ser feitos a partir do mesmo material, e transformar-se em itens novinhos em folha!

Facilmente moldáveis, os restos de metais presentes no lixo eletrônico, por exemplo, viraram medalhas olímpicas na edição de 2016, sediada no Rio de Janeiro. Confeccionadas pela Casa da Moeda, o prêmio tão almejado e idealizado pelos atletas era formada por, pelo menos, 30% de metal reciclado. 

Essa foi uma boa alternativa encontrada para amenizar a situação causada pelo descarte inadequado de metais, presentes no lixo eletrônico de muitos países ao redor do mundo. 

Onde encontrar os melhores metais?

Por fim, é importante lembrar de buscar por empresas confiáveis, para evitar o uso de metais “falsos” e de má procedência, e, consequentemente, prejuízo em suas produções, seja qual for o uso desejado. Aqui na Lunametais, a melhor distribuidora de bronze e outros metais, os materiais usados e todo o processo de produção são de excelente qualidade, prezando, sempre, pela satisfação e bem-estar de nossos clientes. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário